Fc Porto

Farioli: “Samu ajudou a equipa até ao fim como um leão”

Declarações do treinador do FC Porto em conferência de imprensa

Francesco Farioli destacou a importância da vitória do FC Porto frente ao Santa Clara (1-0), nos Açores, na 17.ª jornada da Liga Portugal Betclic, resultado que fecha a primeira volta com os dragões isolados no comando da tabela.

No final do encontro, o técnico italiano sublinhou a dificuldade do desafio e a justiça do triunfo: «Sorte? Acho que conseguimos extrair o melhor de um jogo muito complicado. Claro que o golo surgiu de um momento de infelicidade do guarda-redes adversário, mas acho que merecemos. Atacámos bem, estruturados, num relvado muito complicado, frente a uma equipa muito bem organizada, com jogadores muito talentosos na saída para o ataque. É um resultado muito importante para nós».

Farioli voltou a reforçar o peso dos três pontos e a resposta da equipa nos minutos finais: «É importante. Hoje, especialmente nos últimos 10-15 minutos, teve muitos duelos. O relvado ficou no limite para se jogar. Tivemos de fechar a nossa área, pois o Santa Clara tem excelentes jogadores que rematam muito bem de longa distância. Fizemos as substituições muito cedo, mas acho que jogámos bem e sem dúvida que o resultado é muito importante».

Questionado sobre a chamada “estrelinha de campeão”, o treinador foi perentório: «Estrelinha de campeão? Não conheço essa expressão. Somos uma equipa de trabalho, que tem sempre o sentimento de que tem de continuar a trabalhar e a melhorar. Chegámos aqui líderes e vamos para a segunda volta líderes também».

O compromisso coletivo mereceu ainda destaque, em sintonia com as palavras de Pepê: «Estou totalmente de acordo com as palavras do Pepê. É um factor-chave, este desejo coletivo. Sabemos que esta é uma maratona ainda muito longa».

Sobre a ausência do FC Porto da final four da Allianz Cup, Farioli mostrou pragmatismo: «É difícil de dizer. É sempre bom jogar por títulos, mas estamos de fora e temos de aproveitar ao máximo este período. Estaremos em estágio no Algarve a partir de sábado. Temos de aproveitar este momento para maximizar todos os minutos em campo e em cada reunião. O nosso coletivo está sempre acima de qualquer dado ou detalhe técnico-tático. Esta será a nossa força».

Por fim, abordou as opções para as laterais, afastando mudanças no mercado: «Está escrito na história do futebol. Neste momento, estamos com o Martim, que tem estado bem tanto pela direita como pela esquerda. O Kiwior também pode jogar lá. Não vamos fazer nada em relação a essa posição. Agora temos 10 dias pela frente, um período que servirá para percebemos aquela que será a melhor abordagem para essa situação».

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo