Benfica

Benfica à espera do milagre do século para ser campeão em 2025/26

A formação encarnada ocupa a terceira posição na I Liga, com 49 pontos, e está a seis do líder FC Porto. Para ser campeão esta época, o Benfica precisa de fazer algo que ainda não foi feito neste século, ou seja, recuperar sete pontos a 13 jornadas do fim.

O Benfica ainda sonha com o título de campeão nacional esta época, mas as estatísticas não jogam a favor das águias. Atualmente, os comandados de José Mourinho ocupam a terceira posição, com 49 pontos somados, estando a sete pontos do líder FC Porto, tendo ainda pela frente mais 13 jornadas para disputar. É aí que se centra o grande desafio e que nunca aconteceu neste século: recuperar sete pontos a 13 jogos do fim e fazer a festa na última jornada do campeonato.

Recuando até ao ano 2000 e analisando o que aconteceu na Liga Portuguesa até aos tempos de hoje, é fácil perceber que o passado não joga a favor do Benfica e que é preciso um milagre para os encarnados seguirem viagem até ao Marquês.

No fundo, neste século, apenas por seis ocasiões é que a equipa que não estava na liderança da Liga, a 13 jornadas do fim, se sagrou campeã. Ou seja, nas restantes 19 épocas, todas as equipas que se encontravam na primeira posição, a 13 jogos do fim, sagraram-se campeãs nacionais.

Como se a raridade não fosse suficientemente desanimadora para as águias, nenhuma das exceções se enquadrava no contexto atual do Benfica, na medida em que nenhuma equipa recuperou sete pontos, a faltar 13 jogos para o fim da Primeira Liga, e foi campeã.

Exceções à regra deixam réstia de esperança na Luz

O primeiro caso que se confirma é na época de 2004/05, com a conquista do campeonato por parte do Benfica com um total de 65 pontos, mais três do que o FC Porto. Contudo, a 13 jornadas do fim, os encarnados encontravam-se na terceira posição, mas em igualdade pontual com os rivais FC Porto e Sporting.

Seguiram-se quatro campeonato fáceis de resolver, com o campeão na liderança na 13.ª jornada até à época 2009/10 com mais uma recuperação do Benfica rumo à festa de campeão. Nesse ano, sob orientação de Jorge Jesus, a formação das águias celebrou com um total de 36 pontos no final do Campeonato, enquanto estava na segunda posição, a 13 jornadas do fim com os mesmos pontos que o líder SC Braga. Nessa época, quando faltavam 13 jornadas para o fim da Liga, o FC Porto era terceiro, com 36 pontos, a seis da liderança. Contudo, terminou a prova na mesma posição.

Após mais um ano sem exceções, a época 2011/12 voltou a trazer mais uma recuperação, desta vez, do FC Porto. Possivelmente, é o caso mais semelhante ao ambicionado pelo Benfica, em 2025/26, uma vez que o FC Porto estava a cinco pontos do líder Benfica, a 13 jogos do fim da Liga, e sagrou-se campeão nacional com um total de 75 pontos (mais seis do que os encarnados, que foram segundos classificados).

O caso seguinte foi em 2015/16, com mais uma conquista do emblema da Luz que fez a festa com 87 somados, mais um do que o Sporting. Acontece que, a 13 rondas do fim, os rivais lisboetas tinham ambos 52 pontos, com vantagem leonina na tabela classificativa.

O penúltimo caso foi na época 2018/19, com uma recuperação do Benfica até ao título, enquanto era segundo classificado com menos um ponto do que o líder portista a 13 jornadas do fim do campeonato.

Por fim, em 2019/20, foi a vez de o FC Porto terminar em primeiro lugar a I Liga, depois de ter estado a um ponto do líder Benfica, quando faltavam disputar 13 jogos.

O que têm as águias pela frente para sonhar alto?

Após o regresso aos triunfos do Benfica com a receção ao Alverca, segue-se o Santa Clara na 22.ª jornada da I Liga. Os encarnados vão, ainda, ter pela frente o AVS e o Gil Vicente, até disputarem o Clássico na Luz.

O FC Porto é o adversário da 25.ª ronda da Liga portuguesa, e poderá ter um papel importante nas contas do título, dependendo do que acontecer até lá.

Segue-se o Arouca, Vitória de Guimarães, Casa Pia e o Nacional, antes do dérbi com o Sporting, em abril. À margem da 30.ª jornada, os rivais da Segunda Circular medem forças, naquele que se prevê ser mais um duro desafio para os encarnados superarem.

Por essa altura, o fim do campeonato está mais perto, restando apenas quatro encontros (Moreirense, Famalicão, Sporting de Braga e Estoril). Com tudo isto, é seguro referir que a falta de tempo e a existência de várias escorregadelas no passado não deixam as águias num bom plano para fazer a festa no final da época.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo