Francesco Farioli: «Acho que a equipa jogou de uma forma que Jorge Costa adoraria ver»

As declarações do treinador do FC Porto depois da vitória por 3-0 sobre o V. Guimarães
O FC Porto arrancou a Liga Betclic 2025/26 com o pé direito ao vencer, em casa, o V. Guimarães por 3-0. No final da partida, Francesco Farioli, o treinador dos dragões, analisou o jogo à Sport TV e assumiu estar muito satisfeito com o rendimento da equipa, apesar da queda na 2.ª parte.
“Os jogadores têm de ficar satisfeitos por aquilo que fizeram, pela atenção a todos os detalhes. A última semana foi difícil, mas fica o legado do Jorge e a nossa vontade de honrar a sua memória. Foram dias emotivos. Acho que hoje a equipa jogou de uma maneira que o Jorge adoraria ver”, começou por frisar.
Dá instruções aos jogadores para que o jogo seja sempre muito veloz? “Queremos ter uma certa intensidade e ritmo no jogo. Acho que ainda estamos longe do que queremos. Na 2.ª parte baixámos um bocadinho o ritmo. O Vitória fez muitos jogos na pré-época, nós fizemos cinco ou seis. O que queremos é ver que há uma intenção em tudo o que fazemos, queremos ser agressivos. E, depois disso, é fácil seguir a atmosfera do estádio. A energia, os festejos sempre que ganhávamos os duelos… É isso que temos de tentar implementar. Queremos ver o Dragão cheio e com este espírito”.
O que aconteceu com o Martim Fernandes? “É algo que vai ser avaliado nos próximos dias, ainda não sabemos. Veremos amanhã, no dia a seguir, e a partir daí vamos fazer a avaliação”.
Liga a vontade com que o Samu tem jogado à chegada de De Jong? “Não, cada um sabe quais são as minhas expectativas. O Samu está muito motivado, quer fazer outra temporada boa. É um jovem com muito potencial e, tudo o que está a fazer, está a fazer por si e pela equipa. O Luuk está aqui para ajudar. É bom ter dois avançados deste nível que conseguem jogar de início ou entrar a meio do jogo. Acho que é uma ótima combinação”.