Benfica

Benfica: reforço é ‘influencer’ dentro,

Richard Ríos tem mais de 5 milhões de seguidores no Instagram e é muito procurado nas redes sociais

Richard Ríos é considerado um verdadeiro fenómeno nas redes sociais porque cativa o público jovem e não apenas os adeptos do Palmeiras. Nos últimos 30 dias, que coincidiram com o Mundial de Clubes, o reforço do Benfica ganhou 135 mil novos seguidores e ultrapassou a marca dos cinco milhões na rede social Instagram.

Com esses números superou ídolos mais consolidados do verdão, casos do craque Raphael Veiga, que tem 2,1 milhões, do guarda-redes Weverton, do treinador Abel Ferreira, ambos com 1,8, e do capitão Gustavo Gómez, com 1,6, e tornou-se a estrela mais apelativa do clube. E tudo sem ser, paradoxalmente, particular adepto das redes sociais.

Ríos, por exemplo, não tem conta oficial no Tik Tok. Mas é comum ver edits de vídeos com os melhores momentos do médio de 25 anos a atuar pelo Palmeiras. E, normalmente, bastante sorridente, expressão que é uma marca do jogador e, talvez, um dos segredos do seu sucesso. O fenómeno não passou despercebido a especialistas.

Apesar do pouco tempo no clube, ganhou o carinho dos fãs com bom futebol e a imagem fora dos relvados, no Tik Tok, é comum ver inúmeros jovens e adolescentes criando páginas com cortes que envolvam jogadas dele em campo, ou momentos de treino, já que o sorriso dele é bem marcante», diz Fábio Wolff, sócio-diretor da Wolff Sports e especialista em marketing desportivo.

Tudo o que o fã do clube quer é uma conexão próxima e, de alguma forma, se o atleta consegue comunicar-se bem e é assíduo nas redes, torna-se um grande ativo a ser explorado por ele e pela instituição», complementa Renê Salviano, CEO da Heatmap e especialista em marketing desportivo. Um recado que pode agora ser aproveitado pelo Benfica.

De acordo com o Google Trends, as pesquisas em torno de Ríos aumentaram não só em Portugal mas também em Espanha, Estados Unidos e África do Sul. «A personalidade descontraída e cativante dele fortalece esse laço emocional com os torcedores e ainda amplia as possibilidades de exposição da marca do clube», diz Rodrigo Azevedo, diretor de criação da Agência End to End.

Um galã

«Com tantas câmeras nos estádios e tantas possibilidades de se mostrar fora dele, atletas passam a ser acompanhados por mais do que a sua performance», lembra Thiago Freitas, COO da Roc Nation Sports no Brasil, empresa de entretenimento norte-americana. «Alguns, pelos seus hobbies, outros pela forma como se vestem, outros pelo seu posicionamento político e outros até pela aparência».

Nesse último caso, que é o de Richard, ele tem sucesso também entre as mulheres que não acompanham jogos de futebol, existem portanto algumas oportunidades de negócio ainda não exploradas por ele que não devem demorar a surgir», reforça o especialista da empresa comandada pelo cantor Jay-Z que gerencia a carreira de centenas de atletas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo