Última hora:BOLA DO DIA Uma cobiça indesejável,

Interesse em Hjulmand pode estragar algumas noites de verão ao presidente do Sporting, mas Varandas tem sido fiel a uma estratégia que tem gerado sucesso e que também é consequência do mesmo
Se os adeptos de Benfica e FC Porto têm os olhos focados na porta de entrada, à espera de reforços entusiasmantes para atenuar a desilusão da época passada, os sócios e simpatizantes do Sporting estão mais preocupados com a porta de saída de Alvalade, perante o cenário de despedida de figuras fulcrais da dobradinha 2024/25.
Se Viktor Gyokeres já estava mais fora do que dentro, tal a pressão exercida para que a transferência para o Arsenal seja concretizada, agora é a cobiça a Morten Hjulmand que rouba horas de sono aos adeptos leoninos nas noites quentes de verão. O desfecho pode vir a ser o mesmo, mas até ver a situação dos dois jogadores escandinavos é bem distinta. Desde logo pela postura de ambos relativamente ao mercado: Hjulmand está integrado na pré-época do Sporting, Gyokeres está em parte incerta, numa atitude que pode até ter atenuantes, mas sempre inaceitável no âmbito de vínculo plenamente válido até 2028.
Em todo o caso o Sporting já estava preparado para a saída de Gyokeres, e as hipotéticas atenuantes do sueco até virão daí, de um compromisso com vista à saída. A estrutura preparou-se para esse cenário, tal como os adeptos, embora sem esperar uma separação tão litigiosa, que não só amarga a relação como também complica a tarefa de preparar a sucessão.
A saída de Hjulmand, por outro lado, não está nos planos, ainda que tenham sido tomadas medidas preventivas na gestão do mercado. O Sporting não quer perder dois jogadores tão influentes na mesma janela de transferências, mas isso não significa que tenha sido apanhado desprevenido.
A cobiça ao médio dinamarquês era inevitável, tal a influência que assumiu na equipa leonina, dentro e fora do campo. Se Gyokeres foi indiscutível protagonista principal nos dois últimos capítulos do futebol português, Morten Hjulmand é merecedor do prémio de Melhor Ator Secundário pelo papel desempenhado neste Sporting. Uma saída já deixará marca, duas seriam golpe assinalável na ambição leonina.
O interesse agora associado ao dinamarquês – por parte da Juventus, mas não só – mostra quão ingrata pode ser a intenção de segurar as maiores estrelas, perante os argumentos desportivos e financeiros de outros campeonatos, mas Frederico Varandas tem sido tremendamente fiel à estratégia delineada. E se esta ameaça está sempre ao virar da esquina é o preço do sucesso, sempre preferível ao custo do fracasso.